O programa será possível por meio de um acordo assinado hoje com a Fundação Bill & Melinda Gates, que vai repassar ao Governo brasileiro US$ 3 milhões doados para financiar o uso de tecnologias inovadoras na prevenção e no tratamento da tuberculose no país, segundo o Ministério da Saúde.
A iniciativa transformará o Brasil em um dos primeiros países no mundo em utilizar em larga escala o GeneXpert, um exame molecular de última geração que permite diagnosticar a tuberculose em pouco tempo.
O método diagnostica a presença do bacilo de Koch, que transmite a tuberculose, em mostras de secreções do nariz mediante um exame genético.
Os locais onde o exame será realizado aparece listado no final desta matéria.
Segundo o Ministério da Saúde, o diagnóstico precoce da doença é fundamental para garantir o êxito do tratamento e evitar que a doença se propague. No país são registrados em 2008 um total de 4.735 mortes por tuberculose e 70.989 novos casos desta doença, que causa 1,8 milhão de mortes ao ano no mundo todo.
Até o final de setembro, cinco unidades de saúde do município do Rio de Janeiro vão fazer testes rápidos para diagnosticar a tuberculose.
Onde o exame será feito
GUADALUPE
Policlínica Augusto Amaral Peixoto (PAM de Deodoro): Rua Jornalista Hermano Requião, 447 - Guadalupe
CENTRO
Posto de Assistência Médica Hélio Pellegrino: Rua do Matoso, 96 - Praça da Bandeira
TIJUCA
Centro Municipal de Saúde Heitor Beltrão: Rua Desembargador Isidro, 144 - Tijuca
BANGU
Centro Municipal de Saúde (CMS) Waldyr Franco: Praça Cecília Pedro, 60 - Bangu
CAMPO GRANDE
Centro Municipal de Saúde (CMS) Belizário Penna: Rua Franklin 29, São Cláudio
Leia a notícia completa AQUI
Nenhum comentário:
Postar um comentário