Agora pouco uma colega de trabalho entrou na minha sala toda eufórica com sua mais nova aquisição: uma pulseira que segundo a mesma, funcionaria de uma maneira a não faze-la perder o equilibrio (o que seria ótimo, afinal ela vive tropeçando pelos corredores). Bom, eu até me pus a tentar, mas não senti nada de diferente. Então fiquei imaginando como pode alguém com bons conhecimentos, nível superior completo e discernimento razoável, cair numa emboscada desta?
Fui ao pai dos burros (google) e descobri que esta tal pulseira é realmente uma febre sem proporções, daí meu interesse em escrever sobre o assunto e pedir para que se alguém sentiu ou conhece alguém que sentiu algo de diferente usando esta pulseira, comente e nos informe, pois o que pude perceber foi que tudo não passa de mais um produto para enganar as pessoas e lucrar fácil.
O que é a Pulseira do Equilíbrio?
É um conjunto de produtos (pulseira, cordão, adesivo e cartão) que, em alguns poucos sites da rede, são descritos à perfeição. A propaganda é feita de uma maneira tão firme que não fica difícil acreditar que estas pulseiras realmente funcionam, já que vivemos em um mundo cada vez mais hi-tech.
Pulseiras para todos os gostos: Power Balance |
No site oficial aparece descrito que várias pessoas espalhadas por todo o mundo após colocarem a Pulseira do Equilíbrio sentem quase que de imediato uma alteração na sua harmonia corporal e mental, melhorando a sua qualidade de vida e estrutura física. E ainda que usando a bracelete Power Balance as pessoas conseguirão dormir melhor e descansar ainda mais, adquirindo também uma resistência e flexibilidade que desconhecia.
Segundo as informações do produto, a função da Pulseira do Equilíbrio Power Balance é estimular e estabelecer a sua energia natural de forma a conseguir que o seu corpo adquira uma estabilidade e resistência acima da que normalmente sente.
""O Power Balance, desenvolvido por um cientista da NASA, consiste num holograma quântico feito a uma frequência que entra em contato com o campo energético do nosso corpo, aumentando eficiência dos sistemas eletrônicos, físicos e orgânicos do corpo.
A pergunta é: como explicar o sucesso de algo que não funciona?
Fácil... Junte na receita um bom marketin e muito dinheiro, adicione personalidades internacionais e nacionais que falem bem do produto e o resultado é uma febre por algo que não faz nenhum efeito comprovado cientificamente.
Entre os famosos que fazem esta propaganda (e devem ser muito bem pagos para isto) estão Rubens Barrichello, Shaquille Ou’Neal, Cristiano Ronaldo.
No dia 27/08/2010, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária suspendeu a publicidade das pulseiras “bioquânticas”. As marcas Power Balance e Life Extreme estão sendo investigadas e deverão ser processadas por publicidade irregular, segundo Ana Paula Massera, gerente de fiscalização de propaganda da Anvisa, em declaração à agência Folha.
É claro que o Fantástico (programa da Rede Globo) também teria que dar sua contribuição e o Detetive Virtual foi averiguar se estas famosas pulserinhas funcionavam ou não e o resultado?
"Pode-se ver claramente que é um holograma de segurança. Nada mais que isso. Não existe nada de excepcional. O holograma não tem como interagir com o corpo humano. Não existe base técnico-científica que possa comprovar os benefícios que este produto está prometendo", afirma Ricardo Forneris Jr (especialista em holografia).
Como o fabricante disse que usou fundamentos da medicina oriental, um especialista em acunpuntura com 25 anos de experiência também foi ouvido:
"Eu não posso dizer que ele funciona, nem que ele não funciona. Apenas não há nenhuma evidencia cientifica, eu chequei todas, não há. Eu precisaria fazer testes de validação cientifica, para depois poder afirmar se algo funciona,” diz Marcio de Luna.
O que se concluiu foi que se você usar uma coisa que você acredita que vai funcionar, aquilo efetivamente vai funcionar. Então, ficou claro, né? A pulseira pode até funcionar. Mas porque mexeu com a sua cabeça e não com seu equilibrio.
Nenhum comentário:
Postar um comentário